quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Não havia lugar...



Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

(Lc 2:1-7).

Era tempo de nascer o Salvador da Humanidade.

O decreto de César foi dado para que houvesse um recenseamento em todo o império. José e Maria, precisavam voltar para o lugar de origem e partiram para Belém.

Maria, já estava com a gestação completa e Jesus poderia nascer a qualquer momento.

Assim aconteceu, ao chegarem a Belém, procuraram um lugar que pudesse ser acolhedor, saudável, confortável, propício para o nascimento de uma criança, mas como diz no final do versículo 7... para eles não havia lugar na hospedaria.

Quero trazer este acontecimento histórico para os dias de hoje, mais precisamente para esta semana, denominada natalina.

Observo que na maioria das casas não há lugar para o Aniversariante desta semana. As motivações e os pensamentos são bem variados, uns ficam nas comidas, outros nos enfeites, presentes e muitas vezes o nome "Noel" é pronunciado mais do que o nome maior que há: JESUS.

Jesus veio ao mundo em uma estrebaria, numa manjedoura, num lugar reservado apenas para o repouso de animais, pois não havia lugar para Ele.

Aprendo uma grande lição com esta Palavra:

Muitos corações estão sendo ocupados com coisas vãs, prazerosas para aquele momento, valores passageiros, porém sem valor nenhum na eternidade.

O espaço do nosso coração deve ser preenchido por Ele, o Rei da Glória, Maravilhoso conselheiro, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz, que veio ao mundo para nos trazer a boa-nova de alegria, a nossa Salvação.

Que neste Natal tenhamos a consciência da Verdade Revelada para oferecermos a Ele a melhor parte , o melhor lugar, todo o louvor e gratidão, toda glória e toda adoração.

(por marly burity dialectaquiz).

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FILHOS, AMEM OS SEUS PAIS



Agradeço a Deus todos os dias pelo meu trabalho e pela função que exerço há anos, pois reconheço o propósito de Deus em ter me colocado ali. Já são muitos anos lidando com pessoas que muitas vezes não precisam só resolver os "problemas com a empresa" e sim de alguém que possa ouvir os "seus problemas" também.
Costumo dizer que os vários anos dessa convivência com pessoas, me fez compreender melhor a vida, me fez ver o quanto de criatividade Deus usou para criar cada um do seu jeito, com comportamentos diversos, mas, sobretudo tentar enxergar a alma de cada um deles.
Essa semana tive a experiência de atender um cliente que estava bem "machucado", não com feridas externas, visíveis, mas com uma alma que chorava e compartilhou comigo a sua dor.
Na verdade ele queria apenas resolver um simples problema em sua conta de água, mas isso o levou ao estágio maior da tristeza humana: O desgosto por uma atitude de um filho.
Nós que temos filhos sabemos que eles são a nossa alegria , a alegria deles é nossa, a dor deles é nossa também e acho que sentimos até mais a dor deles do que eles, e por aí vai...
O cliente que eu atendia havia chegado do sertão, exausto e estava ali para resolver um problema que seu filho poderia ter resolvido. Este filho mora num lugar muito bom, na capital, faz faculdade particular de Medicina (paga pelo seu pai) e numa discussão (por causa da conta da água) ele terminou por bater o telefone na cara do seu pai. Aquele pai estava ali me revelando sua dor por ter recebido do filho um comportamento de ingratidão. Muitos podem achar que isso não é nada demais, mas para ele, foi motivo de um grande desgosto e muitas vezes são essas atitudes inconseqüentes que rompem elos que podem durar uma vida inteira para serem restaurados.
Meu Deus, que tempo é esse que estamos vivendo? Tenho pensado tanto nisso! Quantos pais estão sofrendo pela ingratidão de seu filhos!
Vivemos dias em que os filhos não honram, não temem, não respeitam, não convertem seus corações aos seus pais e muitos pais perderam a autoridade sobre eles.
A Palavra de Deus diz:
"Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor" Cl 3.20.
"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias na terra que o Senhor teu Deus, te dá" Ex 20:12.
O que vemos hoje são crianças, adolescentes, jovens e até adultos, cheios de si mesmos e sem o reconhecimento do valor dos seus pais.
Que o Senhor tenha misericórdia da terra que vivemos!
Que o coração dos filhos se convertam aos pais e os pais aos filhos, que venha transformação nessa geração, que os filhos sejam como aquele filho pródigo narrado no livro de Lucas 15:21, que se lembrem de seus pais, que se arrependam de seus pecados, que os reconheçam como bênção em suas vidas, esse é o meu desejo, para que o Senhor possa abençoar nossa terra.
Agradeço a Deus pelo meu "rebento", por uma filha que me dá tantas alegrias, respeito e amor.
E que aquele pai possa um dia voltar a ter alegrias ao lado daquele filho, por quem já fez tanto esforço, por quem já trabalhou tanto e por quem deu todo o seu amor.

(por marly burity dialectaquiz)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ISAÍAS 55

Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.

Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos.

Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou.

Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,

porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,

assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.

(por marly burity dialectaquiz)