sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Desperta DÉBORA!



Hoje é aniversário de uma sobrinha que amo, Débora. Por coincidência sonhei com uma colega de infância que também se chama Débora, e era um sonho lindo, com muitas alegrias. Com isso, senti que era sobre uma grande mulher que eu deveria escrever hoje, a Débora das Escrituras! Deus sempre faz isso comigo, quando estou sem inspiração, Ele vem com a Palavra e me revela sobre o quê devo escrever, não é incrível?! rs
“Ficaram desertas as aldeias de Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe de Israel; Escolheram-se deuses novos; então a guerra estava às portas...
Desperta, Débora, desperta, desperta, acorda, entoa um cântico;...” (Jz 5:7 e 12).
Que palavra!
Essa história narrada no livro dos Juízes, mostra que Débora era uma mulher de fibra, a única nas Escrituras Sagradas que alcançou pelo seu povo, um cargo político. Deus a levantou como juíza e profetiza para o povo de Israel.
Deus queria libertar seu povo da opressão de Sísera, comandante do exército cananeu, e convocou Baraque, mas como este era muito inseguro, não quis ir sozinho, Débora então se levanta para ir com ele.
Débora, como juíza, julgava as pessoas debaixo de uma árvore, podemos dizer que como uma pastora, cuidava do seu rebanho e era procurada por muitos. Naquela época ela percebera que seu povo apostatava da fé para buscar outros deuses e foi aí que Deus a levantou para orar e interceder por aquele povo, como uma mãe, em busca do avivamento e do retorno da fé no Deus verdadeiro. Baraque deveria comandar 10 mil homens em guerra, lutar, vencer e receber as honras devidas. Débora era apenas uma intermediária entre a convocação de Deus e a comissão do homem.
Era uma situação onde a humildade estava diante da honra.
Muitas vezes Deus está nos mostrando e não despertamos para enxergar o que Ele está nos trazendo.
A vida de Débora nos deixa muitas experiências. Obedecendo a Deus ela consegue conciliar em si a vocação e a liderança, sem romper com as regras da sua cultura.
Deus não olha aparência ou condição social quando quer comissionar alguém para a realização dos Seus planos.
Que firmeza demonstrou Débora para servir a Deus em meio a uma geração perversa! Quanta luta teve que passar para se manter separada do pecado e do mundo, mas isso tudo valeu a pena, pois Deus tinha uma comunhão toda especial com Sua serva. Ela desafiou a cultura hebraica devotada às mulheres da época.
Para mim a virtude maior de Débora é a coragem, pois sabia que o Senhor estaria na frente. Estarmos dispostos ao que o Senhor quer realizar em nós, é o segredo de uma vida plena. Ouvir e obedecer fazem com que o Senhor nos revista de uma coragem sobrenatural para seguirmos e cumprirmos o Seu querer em nossas vidas.
Que o despertar do Senhor te leve aos lugares que Ele traçou para a sua vida.
Deus te abençoe.
(por marly burity dialectaquiz).

2 comentários:

Anônimo disse...

"Que o despertar do Senhor te leve aos lugares que Ele traçou para a sua vida.
Deus te abençoe." Minha querida, amada e abençoada amiga. Como é bom e agradável compartilhar com você, as bênçãos de Deus para nós. Você, Marly, em pouco tempo, tornou-se um dos meus referenciais de: fé, amor, paciência, mansidão... e tudo que nos orienta Gálatas. Faço das tuas palavras, minhas para tua vida. Desejo que a mão Potente do Senhor, esteja te direcionando sempre, as suas lindas veredas! Continua louvando e engrandecendo o nome do Senhor, através daquilo que perpetuará nos céus: o louvor.

Abraço terno, minha "maezona" (com todo respeito).
Te amo. Fica na paz!

waleska disse...

procurando algo sobre preço, me deparei com seu texto. Muito lindo! parabéns. Vou fazer uso dessas palavras para interagir com meu sermão. Pode ser né?