quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

SOMOS PEREGRINOS...



Estou lendo um livro que conta uma história sobre a Alemanha nazista no início do século passado. Anos, 1920, 30 e 40. Não tem jeito, tudo me inspira a enxergar a realidade humana. A vida de sofrimento daqueles judeus, nas mãos de uns muito cruéis, aquela realidade européia, tão diferente da nossa, no mínimo culturalmente falando, e todo o contexto em si, me fez pensar: O que isso tem a ver com minha vida? E vi que tem muito a ver sim. Quantas pessoas daquela época, ainda estão entre nós?
Para mim, essa história não é apenas um conhecimento a mais, me faz também entender que, ainda estou ligada naquele tempo. Digo isso porque, ainda hoje, convivo com “alguém daquela época”. Tenho uma tia que nasceu no início do século passado, e hoje com 92 anos, consciente, com saúde e feliz, me faz compreender muitas coisas com relação ao tempo. E me transporto para aqueles anos 20, 30..., e fico a imaginar que, ao mesmo tempo em que Hitler maltratava tantos e o regime comunista fazia diferença entre humanos na velha Alemanha, havia num lugarzinho do interior da Paraíba, alguém, brincando com suas bonecas, fazendo atividades simples do lar, com uma vida humilde e cheia de paz.
Pra mim isso é maravilhoso! Ver como Deus constrói a História. Pessoas são ligadas pelo tempo. Deus faz traços tornando pessoas contemporâneas. Tão perto de mim está alguém que viveu na época da realidade nazista, embora não a tenha visto de perto. Alguém que vivenciou os costumes, a moda, o avanço da tecnologia, que viu a grande transformação do mundo até os dias de hoje.
Mas onde quero chegar com essa visão?
Quero observar o trabalhar de Deus e Sua fidelidade. Assim diz a Palavra:
“Sou peregrino na terra, não escondas de mim os teus mandamentos”(Sl 119:19).
Para Deus somos como peregrinos nessa terra, não nascemos para sermos eternizados neste mundo, pois nada aqui nos pertence. Estamos de passagem. Uma geração não vive e morre de uma vez. Deus vai ligando gerações e a história vai sendo contada para que possa ser revivida sempre em nossas mentes. Deus é o Senhor da História.
E assim, posso me transportar também, para um tempo ainda mais distante, uns dois mil e poucos anos atrás. Sim, eu sei que posso, pois alguém que viveu nessa época e que vive até hoje, está entre nós, Jesus Cristo. Ele é o Elo da nossa contemporaneidade, através da Sua Palavra.
Enquanto a história da humanidade vai sendo contada, Deus vai permeando corações, tornando-os quebrantados para ouvi-Lo e fazendo com que entendamos que aqui na terra somos peregrinos, mas nos céus, teremos morada eterna e lá viveremos para sempre, através do poder que há no Sangue de Jesus.
E assim diz o Senhor: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”.(Ap 22:13).
Quero viver no mínimo, 92 anos...!!
Deus te abençoe
(por marly burity dialectaquiz)

3 comentários:

Regina Peregrino disse...

Marly,

Você está cada dia melhor na arte de escrever, peço a Deus que Ele na sua infinita bondade e sabedoria continue fazendo fluir os seus dons para que você possa servi-lo cada vez mais e melhor . Amo você de coração!!! Bjo grande e fica com Deus!!!

Anônimo disse...

Tens razão no quanto somos peregrinos neste mundo.
Porém, os momentos de felicidade deste caminho são tão poucos em relação aos de tristeza...
Sofrer com doenças terríveis, ou pior ver pessoas que amamos sofrer estas enfermidades, para que?

Anônimo disse...

firmes na fé, busquem sempre o crescimento espiritual,continuem testemunhando de Deus e não se apostatem nunca de Deus.

joel,osasco-SP.