terça-feira, 3 de agosto de 2010

O RAMO DE AMENDOEIRA



"Veio a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu Jeremias? Respondi: Vejo um ramo de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir".Jr 1:11

Refleti muito sobre esse texto que o Senhor me deu nesta semana e por Sua Palavra ser viva, creio que Ele falou ao meu coração.
Comecei a ler mais sobre Jeremias, sobre quem ele foi para Israel e como Deus o usou como profeta para aquele povo.
Esse era um momento especial na vida de Jeremias, ele havia recebido o chamado de Deus para sua vida, nos vs 5 ao 10 deste mesmo capítulo, Deus diz a ele que o escolheu desde o ventre de sua mãe e que ele não tivesse medo, pois ele o capacitaria e colocaria as palavras certas na sua boca. E assim, Jeremias se vê diante do Senhor, se achando jovem e incapaz para cumprir o chamado de ser profeta às nações. Então o Senhor traz essa visão a ele, "o ramo da amendoeira".
A amendoeira era uma árvore muito comum naquela região, era algo que ele via diariamente, fazia parte da sua vida, não tinha nada de novo naquilo.
Muitas vezes o Senhor usa o nosso cotidiano para nos chamar e para falar conosco.
Trazendo para o nosso tempo, a Amendoeira ou Chapéu - de- Sol é a primeira árvore que floresce no final do inverno antecedendo a primavera. Quem mora no litoral a conhece bem.
E naquela visão Deus mostra a Jeremias que enquanto ele vê o ramo da amendoeira, Ele está velando sobre a Sua Palavra para que seja cumprida. Deus mostra o ramo, não a árvore, como sendo uma produtividade vital que Deus garante e anuncia o que vai chegar, ou seja, aquilo que Ele prometeu. Deus estava dizendo a Jeremias que todas as vezes que ele visse aquele ramo de amendoeira, ele se lembraria daquele momento em que o Senhor deu-lhe a visão e que em todos os momentos Ele estará vigiando para que seja cumprido o que foi determinado por Ele.
Às vezes o Senhor precisa chamar a nossa atenção, nos trazendo a memória o que deixamos passar despercebidos para nos lembrar do que Ele escolheu para cada um de nós.
Esquecemos ou "deixamos de lembrar" daquilo que o Senhor nos prometeu um dia, mas tudo que Ele nos prometeu se cumprirá, tudo pode passar, mas a Sua Palavra jamais passará, não cairá por terra e não voltará vazia.
DEUS É FIEL!

(por marly burity dialectaquiz)

2 comentários:

Nati disse...

DEUS é muito fiel...
perseverando com paciência e esperando o tempo dele.
Amei seu blog

Anônimo disse...

É Marly Burity, Deus realmente é fiel.Você descreveu no texto um grande esclarecimento dessa passagem de Jeremias.Continue compartilhando conosco o que o Senhor tem plantado em seu coração.Deus te abençõe e um forte abraço !

Hosana Anselmo